Mundo

Reunião Diplomática em Kuala Lumpur Fronteira Entre os EUA e a China

Wang Yi e Marco Rubio encontram-se na Malásia com ministros do ASEAN para discutir comércio e segurança em meio a tensões comerciais.

há 7 horas
Reunião Diplomática em Kuala Lumpur Fronteira Entre os EUA e a China

Hoje, em Kuala Lumpur, os principais responsáveis pela diplomacia da China e dos Estados Unidos, Wang Yi e Marco Rubio, respectivamente, abriram uma importante reunião com os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que decorre até sexta-feira. Este encontro ocorre num ambiente de crescente tensão devido à guerra comercial iniciada por Washington.

A China, sendo o parceiro comercial primário da ASEAN, busca reforçar a sua influência numa região que enfrenta novos desafios com as tarifas elevadas anunciadas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, cuja aplicação, para alguns países do sudeste asiático, é mais severa do que as que foram definidas anteriormente em abril.

No mês passado, Xi Jinping realizou uma visita a vários países do sudeste asiático, incluindo a Malásia, país que detém a presidência rotativa da ASEAN este ano, onde fortaleceu laços e assinou diversos acordos comerciais.

Esta é a primeira viagem de Rubio à Ásia desde que assumiu o cargo, em janeiro. O diplomata planeia reunir-se à tarde com os ministros da ASEAN, além de representantes de nações como Japão, Coreia do Sul, Canadá e Índia, enquanto aguarda também um encontro com o seu homólogo russo, Sergey Lavrov.

Com a situação na Ucrânia escalando, os EUA preparam-se para enviar mais armamento ao país, numa altura em que se expressam preocupações sobre a falta de progressos nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

O diplomata americano irá também manter uma conversa bilateral com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, que antecipa apresentar propostas para discutir a redução das tarifas de 25% que Trump anunciou serem aplicadas a Kuala Lumpur a partir de 1 de agosto, um aumento em relação aos 24% definidas anteriormente.

Durante a cimeira, espera-se que as tarifas impostas pelos EUA sejam um dos principais tópicos de discussão, com várias economias da região, como Indonésia e Tailândia, ainda a negociar os seus termos até ao novo prazo.

Até agora, os EUA instituíram tarifas de 32% para a Indonésia e 36% para a Tailândia, acompanhando as taxas aplicadas ao Camboja, enquanto o Vietname é o único país que conseguiu um acordo para reduzir as tarifas significativas de 46% para 20%.

Outros assuntos relevantes na agenda incluem a crise em Myanmar, agravada desde o golpe de Estado de 2021, e as tensões no mar do Sul da China, que continuam a ser uma fonte de disputa com vários países ASEAN.

Na sexta-feira, ocorrerá uma sessão multilateral que incluirá o Fórum do Leste Asiático e o Fórum Regional da ASEAN, onde estarão presentes Rubio, Wang, Lavrov e a representante da diplomacia europeia, Kaja Kallas.

#EUAChina #ASEAN2023 #DiplomaciaGlobal